|
||||
Receita para: 4 pessoas
Tempo de preparação e confecção: 20 + 10 minutos Valor energético: 312 kcal/1304 kJ; 35 g de proteínas; 5 g de hidratos de carbono; 17 g de gordura; 3 g de gordura saturada; 0 g de fibras. Ingredientes:
2 robalos ou tainhas (de 500 g cada um) amanhados 1 pedaço de gengibre fresco de 5 cm descascado e às rodelas muito finas 6 cebolas às rodelas muito finas 4 dentes de alho às lascas finas 6 de chá de óleo de sésamo 3 colheres de sopa bem cheias de feijão-preto enlatado e lavado 3 colheres de sopa de óleo de amendoim 2 colheres de sopa de vinho de arroz ou de Madeira seco 2-3 colheres de sopa de coentros picados para enfeitar ninhos de massa chinesa fina para acompanhar 1 - Com uma faca afiada, faça cortes transversais em ambos os lados dos peixes até atingir a espinha. Coloque os dois peixes, cabeça com cauda, num prato que caiba numa panela ou num cesto de cozer a vapor. Introduza as rodelas de gengibre no interior do peixe e nos cortes transversais. Use metade dos cebolos e do alho para introduzir na barriga dos peixes e para os cobrir. Regue cada peixe com 2 colheres de chá de óleo de sésamo.
2 - Ponha o prato do peixe dentro da panela ou do cesto de cozer no vapor e coza 8 minutos em lume esperto sem levantar a tampa.
3 - Entretanto, esmague cerca de dois terços do feijão-preto, mas deixe o outro terço inteiro. Num wok pequeno, ou numa caçarola, aqueça o restante óleo de sésamo e o óleo de amendoim. Junte os cebolos e o alho que sobraram, o feijão-preto inteiro e o esmagado e o vinho de arroz ou o Madeira. Salteie em lume esperto durante alguns minutos.
4 - Coloque o peixe numa travessa aquecida. Junte os sucos da confecção ao molho de feijão-preto e regue o peixe com este molho. Sirva de imediato, acompanhado com a massa chinesa e enfeitado com os coentros.
|
por: Ana Costa
. alimentação (visita de estudo)